Helio Gomes Cordeiro

Helio Gomes Cordeiro. Filho de Alcides Henriques Cordeiro e Léa Gomes Cordeiro (falecidos). Nasceu em Campos dos Goytacazes, no dia 10 de setembro de 1949.

 

Iniciou na profissão de jornalista nas oficinas do jornal A Notícia como linotipista, passando depois pelos jornais A Cidade, Correio de Campos, Monitor Campista (do qual foi entregador de jornais, quando ainda estudante da Escola Técnica Federal - ETF) e O Diário; atualmente trabalha no Jornal O Dia, fazendo cobertura de 10 municípios.

 

Só no Correio de Campos foram 20 anos, mas foi no jornal A Cidade que começou a escrever. Publicou artigos, editoriais, reportagens e colunas. Também atuou nos jornais Folha de Muriaé (Minas Gerais) e como correspondente da Folha de São Paulo.

 

Possui os cursos de Técnicas de Jornalismo pelo Instituto Hollywood, Linotipo pela Escola Técnica Federal de Campos (ETFC), atual IFF, e Jornalismo Moderno pelo Independente.

 

Por quatro vezes recebeu o “Prêmio Banana Society”; também os prêmios “Globinho de Jornalismo”; “Melhor Reportagem sobre Campos”,  pela Câmara Municipal, em 1977; “Promo-Campos de Jornalismo”, por três vezes, “Amigo da Rede Ferroviária Federal”; “Operário Padrão” (SESI/O GLOBO); e “Prêmio GMI” (Gente Muito Importante), por duas vezes.

 

É membro (licenciado) da Academia Academia Campista de Letras (ocupando a cadeira nº 1, patrono Alberto de Faria), da qual já foi vice-presidente na gestão de Helio Coelho. Presidiu a Associação de Imprensa Campista (AIC) por três mandatos consecutivos.

 

Fez parte da Academia Pedralva – Letras e Artes, Fundação Benedito Pereira Nunes, Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro, Sociedade Musical Operários Campistas e do Conselho do Direito da Criança e do Adolescente.

 

Foi Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Campos e Assessor de Imprensa do Governo do Estado no interior.

 

Obras: “Frente e verso” – 1996; além de “O tempo é o senhor da razão? De quem?” e “Mestre dia a dia (lições de um misto natural)”, ambas ainda não editadas.

 

Mora em Campos dos Goytacazes. É casado, pai de quatro filhos e aposentado. (e-mail: heliocordeirog@gmail.com)