Wellington Paes

Nasceu em Murundu, distrito de Campos, em 28 de abril de 1931. Filho de Orbílio de Souza Paes e Ana Fernandes Paes. Ainda menino veio para Campos. Estudou no Colégio São Salvador, no Liceu de Humanidades de Campos e Colégio Batista Fluminense. Cursou Medicina na Faculdade Fluminense de Medicina (atual UFF - Niterói), formando-se em 1958. Especializou-se em Ginecologia Obstetrícia. Foi médico do INAMPS e da Beneficência Portuguesa de Campos. Atualmente trabalha no Hospital dos Plantadores de Cana e em seu consultório.


Escritor, bibliófilo, memorialista, arquivista e mecenas. É membro efetivo do Lions Clube de Campos, da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e outras entidades ligadas às letras e às artes. Detentor do Prêmio Municipal de Cultura "Alberto Ribeiro Lamego", em 1999, concedido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), da "Medalha Tiradentes", em1994, concedido pela  Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Autor de várias obras ligadas à memória campista. Possui trabalhos publicados no jornal "Palavrarte" e nas revistas da Academia Campista de Letras.


Apaixonado pela história de Campos, possui a mais completa biblioteca de autores campistas naturais ou residentes.

Em setembro de 2023, durante o Festival Doces Palavras, lançou o livro "Médicos que pertencem ou pertenceram à Academia Campista de Letras", com um estudo biográfico de acadêmicos da ACL que atuaram na área médica.